Actividade pag.143
1. O principio da causalidade é uma crença subjectiva, o produto de um hábito, ou uma expectativa, ou seja, é uma crença não racional.
A expressão "conexão necessária entre dois fenómenos", é algo que formamos mentalmente, associando duas ideias, de forma irracional.
2- ".. nem é justo concluir, unicamente porque um evento, num caso, procede outro, que o primeiro é, por isso, a causa e o segundo o efeito. A sua conjunção pode ser arbitrária e casual. Pode nao haver motivo para inferir um a partir do aparecimento do outro."
3- Segundo Hume, não dá para comprovar a ideia de conexão porque resulta de um hábito. Se estivermos habituados a que haja, ou simplesmente a pensar que não ha efeito sem causa, quando acontece determinado acontecimento, tem que acontecer outro ocmo consequencia.
4- Não se pode considerar conhecimento pois o conhecimento baseado em ideias de causa, não pode ter qualquer justificação racional. Corresponde apenas a um hábito.
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Após uma análise mais detalhada do seu blog, observo que a maior parte dos posts não fazem parte do programa de filosofia do 11º Ano.
Pretendia-se que entrasse no blog apenas os conteúdos ministrados a partir de Janeiro deste ano- 2º período de aulas.
Terei entrado no blog do ano anterior?
Enviar um comentário